Se você está hesitando entre escolher um monitor ultralargo vs 2 monitoresmostramos aqui quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas escolhas e para quem pode ser mais interessante escolher uma ou outra. E não é tão simples quanto parece, e vai depender muito do uso que você vai ver, como veremos…
O que é um monitor ultralargo?
O monitores ultralargostambém conhecidos como monitores widescreen, caracterizam-se pela proporção de aspecto, pois são muito mais largos do que altos, enquanto os monitores convencionais apresentam uma proporção um pouco mais equilibrada entre altura e largura.
Entendemos ultrawide como aqueles Eles têm proporções como 21:9o que significa que são significativamente mais largos do que altos em comparação com os monitores 16:9 tradicionais. Isso se traduz em uma área de visualização 33% maior, oferecendo uma experiência mais imersiva e produtiva para diversas tarefas.
Monitores ultralargos normalmente têm diagonais entre 29 e 49 polegadas, com resoluções comuns variando de 2560×1080 px até 5120×1440px. Algumas opções de última geração oferecem até resoluções de 7680×2160 px (8K), embora sejam muito mais caras e difíceis de obter.
Também é importante destacar que os monitores ultralargos podem ser encontrados tanto nas versões plana quanto também curvas. Os planos costumam ser mais baratos e melhores para trabalhos criativos (edição gráfica, retoque fotográfico,…) pois não distorcem a imagem com curvatura. Por outro lado, os curvos oferecem uma experiência mais envolvente ou envolvente para filmes e videogames, e também reduzem a fadiga ocular ao aproximar as áreas laterais da sua visão.
Vantagens dos monitores ultralargos
Entre as vantagens dos monitores ultralargos Vale destacar:
- Maior espaço de trabalho: ideal para multitarefa, permitindo ter várias janelas abertas simultaneamente sem a necessidade de minimizar ou alternar constantemente entre elas, ou sobrepor-se. Isso se traduz em maior produtividade para os profissionais.
- Experiência imersiva– Perfeito para videogames (especialmente simuladores), filmes e design gráfico, oferecendo uma sensação mais envolvente.
Desvantagens
Claro que nem tudo são vantagens, também existem algumas desvantagens O que você deve saber para escolher o caminho certo:
- Preço mais alto: Os monitores ultralargos são normalmente mais caros do que os monitores 16:9 tradicionais com especificações semelhantes.
Se você finalmente decidir por um ultralargo, aqui estão os melhores, nosso guia sobre os melhores monitores
Configuração de vários monitores
Monitores ultralargos e configurações de vários monitores com duas telas Eles oferecem uma grande área de visualização para trabalho e lazer. No entanto, cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens que você deve considerar antes de tomar uma decisão.
Sim Comparamos o monitor ultralargo com 2 monitorespodemos observar o seguinte:
- Monitor ultralargo:
- Vantagens:
- Maior espaço de trabalho em uma única tela, permitindo abrir mais janelas e sem precisar trocar de monitor.
- Perfeito para videogames, especialmente simulação de vôo, corrida, etc., bem como vídeo.
- Ocupa menos espaço na área de trabalho, pois a configuração de vários monitores exigirá mais espaço.
- Menos cabos e menos confusão.
- Desvantagens:
- Você não pode ajustar a posição da tela da mesma forma que faria com dois monitores independentes, que podem ser posicionados verticalmente ou horizontalmente de forma independente. Além disso, se for curvado ultralargamente, a posição vertical será totalmente desaconselhável.
- Vantagens:
- 2 monitores:
- Vantagens:
- Máxima flexibilidade, pois você pode ajustar a posição e o ângulo de cada monitor de forma independente para adaptá-lo às suas necessidades. Além disso, você pode comprar o tamanho que preferir, enquanto os ultralargos ficam limitados aos tamanhos disponíveis para aquele tipo de modelo.
- Mais espaço de trabalho total, já que você pode ter mais janelas abertas e até mesmo organizar algumas para serem exibidas em um monitor e outras em outro. Algo prático em alguns casos, como streaming ou quando você deseja gravar apenas uma tela, enquanto no outro você tem outras coisas úteis que podem te ajudar durante a transmissão, como um tutorial, um roteiro, etc.
- Desvantagens:
- Ocupa mais espaço na mesa, pois possui dois aparelhos e não apenas um, cada um com seus suportes.
- Mais cabos e mais desordem. Você terá que lidar com mais cabos de alimentação e cabos de vídeo para conectar os dois monitores…
- Eles podem ser mais difíceis de configurar, pois você precisa fazer ajustes em seu sistema para poder usá-los corretamente, enquanto o ultralargo basta conectar e está tudo pronto.
- Embora os ultrawide sejam mais caros que os convencionais, tendo que comprar dois, o preço final pode ser ainda maior neste caso.
- Outro problema pode ser a disparidade entre monitores. Se não forem iguais, porque você já tinha um e comprou outro, podem ter características diferentes, como resoluções diferentes, brilho diferente, etc., o que pode ser desconfortável.
- Vantagens:
Você pode estar interessado em ler o guia com os melhores monitores do mercado para sua configuração de vários monitores
Conclusão
A decisão entre um monitor ultralargo e uma configuração de vários monitores depende muito de suas necessidades e preferências. Como você viu, tudo tem suas vantagens e desvantagens. A questão é analisar quais dessas vantagens trazem mais para você no seu caso específico e quais dessas desvantagens seriam o maior problema no seu caso. Desta forma você pode avaliar qual deles lhe interessa. Além disso, agora vou mostrar alguns casos em que você pode optar preferencialmente por um ou outro, caso ainda tenha dúvidas entre monitor ultralargo vs 2 monitores.
- monitor ultralargo: Usuários que buscam uma experiência mais imersiva em videogames e filmes devem optar por esse tipo de monitor. Também profissionais que precisam de mais espaço na tela para abrir várias janelas ao mesmo tempo. Da mesma forma, se você não é um usuário muito amigável com o computador, um ultralargo é mais fácil de colocar em funcionamento, pois não precisará de nenhuma configuração.
- 2 monitores– Melhor para usuários que precisam de flexibilidade máxima para ajustar a posição e o ângulo das telas. Também é bom para profissionais que trabalham com diversas janelas e nem todas estão em uso ao mesmo tempo, mas é interessante mantê-las para não reduzir a produtividade, ou seja, poderiam ser movidas para a outra tela e portanto, permaneçam abertos, mesmo que você mantenha na tela principal os que você precisa no momento. E para usuários que procuram algo mais barato que um monitor ultralargo e já possuem um monitor, então só teriam que comprar o outro…
Não esqueça de deixar seus comentários…