Arquivo de paginação no Windows 11: o que é e como configurá-lo

Neste guia vou explicar para você o que é o arquivo de paginação do Windows 11 e como você pode configurá-lo para melhorar o desempenho do seu computador, principalmente se ele tiver pouca RAM e a multitarefa for prejudicada. Além disso, explicarei quais são as limitações desta funcionalidade para que você saiba exatamente em quais cenários ela é útil e em quais não é. Não perca!

Qual é o arquivo de paginação no Windows 11

O arquivo de paginação é um item oculto no Windows 11 onde dados da RAM são armazenados. E por que algo assim é feito? Basicamente, para aliviar a carga deste componente e liberar espaço para tarefas de maior prioridade. Isso tem um impacto positivo no desempenho geral do seu computador e evita que ele fique sobrecarregado quando a multitarefa fica pesada.

Arquivo de paginação no Windows 11: o que é e como configurá-lo

Por assim dizer, o arquivo de paginação é uma extensão da RAM, que neste caso utiliza a unidade de armazenamento para armazenar dados relevantes aos aplicativos que você abriu. Contudo é crucial compreender que o armazenamento interno mesmo num SoC como os processadores M da Apple É mais lento que RAM. Portanto, usá-lo como RAM geralmente não é uma boa ideia.

Para superar esta desvantagem, o sistema faz uma gestão inteligente dos dados que estão armazenados na memória RAM e decide quais deles são apropriados para serem transferidos para o arquivo de paginação, que está localizado no armazenamento interno. O Windows 11 decide quais dados têm maior prioridade e reserva espaço na RAM para eles.

Por outro lado, informações temporárias de menor prioridade são alocadas no arquivo de paginação. Desta forma, há sempre espaço na RAM para novos dados de alta prioridade que possam surgir, por exemplo, ao abrir uma nova aplicação.

Resumindo, o arquivo de paginação É um complemento para a memória RAM, uma extensão virtual dela. Essa é uma forma de melhorar a multitarefa, evitar a saturação de RAM e aumentar o desempenho em computadores com poucos recursos. Na verdade, a Microsoft indica que o arquivo de paginação provavelmente nunca será usado se a RAM instalada for suficiente.

Em poucas palavras…

O arquivo de paginação é um espaço alocado na memória interna do computador que atua como RAM adicional. Por ser mais lento que a RAM, ele armazena dados de baixa prioridade selecionados de forma inteligente pelo sistema operacional. Seu objetivo é evitar a saturação de RAM e melhorar a multitarefa, principalmente em computadores com poucos recursos.

Como gerenciar o arquivo de paginação no Windows 11

Quando você instala o Windows 11, o arquivo de paginação já foi configurado pelo sistema. Na verdade, todos os passos que mencionarei a seguir foram realizados em um computador sem configuração prévia. É possível que o que você vê no seu computador seja idêntico ou, pelo contrário, completamente diferente.

Para começar, vá para o configurações do Windows. Você pode acessar o painel de configurações com o atalho do teclado Windows + eu. Uma vez lá, clique Sistema > Especificações do dispositivo > Configurações avançadas do sistema. Clicar neste link abrirá uma janela de configurações clássicas, que pertence ao painel de controle do Windows 11. Nela, acesse a aba Opções avançadas e pressione o botão Configuração da seção Desempenho.

Arquivo de paginação no Windows 11: o que é e como configurá-lo

Por fim, conforme mostrado na imagem acima, pressione Mudarbotão localizado na seção Memória virtual da nova janela que foi aberta.

Depois de seguir essas etapas ao pé da letra, você estará pronto para configurar o arquivo de paginação ao seu gosto. No caso do meu equipamento de teste, ele veio configurado com a opção Gerencie automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades ativado por padrão.

Arquivo de paginação no Windows 11: o que é e como configurá-lo

Isso significa que é o Windows o responsável por definir o tamanho máximo deste arquivo. Para se ter uma ideia, em um computador de 32 GB, O sistema decidiu que era necessário ter 2 GB adicionais para dados de prioridade mais baixa. Tenha em mente que só porque existe um arquivo de paginação, isso não significa que ele será usado. É como um espaço de reserva, só para garantir.

Da mesma forma, acontece o contrário. Que o seu computador possui uma grande quantidade de memória RAM não significa que o Windows 11 não envie dados para o arquivo de paginação. Afinal, por se tratar de dados de menor prioridade, é sempre bom reservar memória RAM, mesmo que a quantidade seja generosa, para abrigar informações críticas, tanto de sistema quanto de aplicações.

Arquivo de paginação no Windows 11: o que é e como configurá-lo

Se você desativar a primeira caixa, poderá selecionar três opções diferentes para cada unidade. Você tem a opção Tamanho personalizadoque permite expandir a RAM praticamente tanto quanto você quiser. Então você tem o ajuste Tamanho gerenciado pelo sistema e, além disso, Nenhum arquivo de paginaçãoo que desativa essa funcionalidade. Esses parâmetros são aplicados individualmente a cada unidade.

Arquivo de paginação no Windows 11: o que é e como configurá-lo

Finalmente, lembre-se que você pode ver o status da RAM e do arquivo de paginação na seção Desempenho > Memória do gerenciador de tarefas.

E você, como configurou o arquivo de paginação do Windows? Deixe-nos seus comentários abaixo. Nós lemos um ao outro!

Rolar para cima