Motores de videogame 2D e 3D: O que são e quais são os melhores

Muitos jogadores gostam de videogame diariamente, mas nem todo mundo sabe O que é um mecanismo de videogame 2D e 3D. Portanto, vamos entrar neste mundo de desenvolvimento e isso permite que você dê vida aos seus títulos favoritos. Além disso, também aprenderemos quais são os melhores se você quiser começar a criar seus próprios projetos de jogos …

O que é um mecanismo ou motor de videogame?

Mecanismo de videogame ou mecanismo gráfico

UM Motor gráfico ou mecanismo de videogame É um conjunto de ferramentas e bibliotecas projetadas para facilitar o desenvolvimento de videogames. Antes que os estudos de desenvolvimento de videogames criassem essas ferramentas internas para facilitar o desenvolvimento de títulos, hoje muitos desses motores foram lançados ou comercializados para facilitar a vida a desenvolvedores de terceiros.

Por exemplo, o Unreal foi desenvolvido sem forma, para os videogames Unreal Tournament, no entanto, foi bom o suficiente para servir de base para outros desenvolvedores e, portanto, continuou a se desenvolver com novas versões para servir como base de outros títulos. Por exemplo: X-com, Deus Ex, Harry Potter, Bioshock, Swat 4, Tom Clancy’s, Alien, Batman: Arkham, Mortal Kombat, Gears, Tekken, Fortnite e um longo etc.

É responsável pela gestão e renderização de gráficos, física, som, inteligência artificial e outras funções necessárias para a criação de um ambiente interativo. Isto é, esses motores Eles permitem que os desenvolvedores se concentrem na lógica do jogo sem ter que programar aspectos fundamentais, como renderizar ou detecção de colisão.

Os motores podem ser generalistas, como unidade ou motor irreal, que permitem o desenvolvimento de uma ampla variedade de jogos ou especializados, projetados para gêneros específicos ou plataformas de concreto.

Se o virmos do ponto de vista do jogador, e não o desenvolvedor, a operação de um mecanismo gráfico é baseado na execução de um Loop de jogo (loop de jogo) Isso atualiza e renderiza o estado do jogo continuamente. Em um nível técnico, siga estas etapas fundamentais:

  • Entrada do usuário: Capture e processe informações de dispositivos de entrada, como teclado, mouse ou controle.
  • Atualização da lógica do jogo: Calcule a posição e o status de todos os objetos na cena.
  • Gerenciamento de física e colisões: Aplique leis físicas e determine as interações entre objetos.
  • Renderizado: Converte os dados da cena em uma representação visual na tela por meio de técnicas como rasterização ou rastreamento de raios.
  • Som e efeitos: Processar e reproduzir efeitos de som e música adaptados à cena. O mecanismo otimiza cada uma dessas etapas para garantir uma taxa de quadros estável e uma experiência de usuário fluida.

Eu gostaria de acrescentar, já Isso pode levar à confusão, que o jogo não inclui o motor completomas apenas os componentes essenciais. Muitos motores (como o Unreal Engine ou Unity) permitem a embalagem apenas as partes necessárias de seu código e bibliotecas para execução. Algumas características do motor podem ser compiladas diretamente no código do jogo (como a lógica de físicos ou shaders personalizados). Em alguns casos, se o motor estiver aberto ou modular (como GODOT ou mecanismo de origem em determinados jogos), o executável poderá incluir partes maiores do motor. Por exemplo, se a fonte for usada, o jogo final pode ter peças como fonte.dll, etc., mas outras partes não seriam necessárias, como o programa do programa, pois os jogadores não vão se desenvolver, basta jogar …

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O que contribui para desenvolvedores de videogames

Desenvolvimento de videogames

Um mecanismo de videogame fornece Várias vantagens importantes para os desenvolvedores:

  • Aceleração de desenvolvimento: Ao oferecer ferramentas pré -construídas, os desenvolvedores podem se concentrar na criação de conteúdo em vez de programar funcionalidades básicas.
  • Eficiência de desempenho: Os motores modernos são otimizados para aproveitar o hardware com eficiência, incluindo o uso de GPUs avançadas de renderização.
  • Multiplataform: Muitos motores nos permitem exportar o jogo para várias plataformas sem reescrever o código.
  • Apoio e atualizações da comunidade: Ferramentas como unidade e motor irreal têm uma grande comunidade e atualizações constantes que melhoram sua funcionalidade.
  • Sistemas de script: Idiomas como C#, C ++, Python ou Blueprints facilitam a programação da lógica do jogo sem exigir um conhecimento profundo do código de baixo nível.

Para fazer isso, os mecanismos de videogame são composto por vários móduloscada um especializado em uma determinada função:

  • Renderizado: É o coração do motor e é responsável pela representação visual. Use APIs como DirectX, OpenGL ou Vulkan para se comunicar com a GPU. Inclui:
    • Shaders: Programas que calculam efeitos visuais e simulações de iluminação.
    • Técnicas de renderização: Rasterização, rastreamento de raios, renderização para a frente e renderização diferida.
    • Pós -processamento: Aplicação de efeitos visuais, como Bloom, Anti-Aliasing e Motion Blur.
  • Física e colisões: Este módulo simula interações do mundo real, como gravidade, colisões e dinamismo em objetos:
    • Motores físicos: Havok, Nvidia Physx, Bullet ou Sistema de Física da Unidade.
    • Sistemas de colisão: Caixas delimitadoras, coletores de malha e octem para otimização.
  • Inteligência artificial: Ele permite fornecer aos NPCs comportamentos avançados por meio de:
    • Pathfinding: algoritmos como* ou nsimesh para encontrar rotas em ambientes 3D.
    • Sistemas de tomada de decisão: Árvores de comportamento, máquinas de estado finitas (FSM) e redes neuronais.
  • Som: Processar e reproduzir efeitos de som e música por meio de livrarias como FMOD ou WWise.
    • Efeitos tridimensionais: Posicionamento de som com base na localização do jogador.
    • Reprodução adaptativa: Mudança dinâmica da música de acordo com o estado do jogo.
  • Rede e multiplayer: Apoia o desenvolvimento de experiências on -line por meio de:
    • Protocolos de rede: TCP, UDP e Websockts para comunicação real -tempo.
    • Sistemas de sincronização: Replicação de estados e previsão para minimizar a latência.
  • Interface do usuário (GUI): Fornece ferramentas gráficas para o desenvolvedor para a criação de HUDs, menus e outros elementos interativos por meio de sistemas como tela em unidade ou UMG no motor Unreal.

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Melhores mecanismos de videogame

Agora que você sabe o que é, vamos ver o que Motores gráficos melhores e mais importantes do presente:

Motor Unreal 5

irreal

Irreal é desenvolvido por jogos épicos Usando a linguagem de programação C ++, os projetos. Além disso, este motor 3D serve o desenvolvimento de videogames em várias plataformas, como PC, consoles, celulares, VR e AR.

É Um dos motores mais avançados e popular na indústria. Seu sistema de renderização de nanita permite o uso de geometria de alta fidelidade sem comprometer o desempenho, enquanto o lúmen fornece iluminação global dinâmica e realista. Além disso, seu sistema de script visual de plantas facilita a criação de jogos sem a necessidade de conhecimento avançado de programação.

Unity3d

Unidade

Outro motor bem conhecido e poderoso é Unity3D, desenvolvido pela Unity Technologies Com a linguagem de programação C#. Este mecanismo é usado para plataformas de PC, consoles, celulares, web, VR e AR.

A unidade é um dos motores mais versáteis e acessíveis, usados ​​por desenvolvedores independentes e ótimos estudos. Sua compatibilidade com várias plataformas o torna uma excelente opção para o Desenvolvimento de jogos 2D e 3D. Além disso, possui uma loja de ativos robusta que permite aos desenvolvedores integrar recursos e plugins de terceiros.

Motor de Godot

Godot

É um motor de código abertodesenvolvido pela comunidade. É baseado em linguagens de programação GDScript, C ++ e C#, e suporta plataformas de PC, consoles, celulares, web.

Godot é um motor que ganhou popularidade graças ao seu flexibilidade e leveza. Seu sistema de nós facilita o desenvolvimento modular e escalável, e sua compatibilidade com o GDScript, um idioma semelhante ao Python, o torna acessível a novos desenvolvedores. É ideal para jogos independentes e projetos 2D.

Cremengine

Cremengine

Cremengine é outro dos grandesjuntamente com irreal. Desenvolvido pela Crytek usando C ++ e com o objetivo de desenvolver especialmente para consoles de PC e vídeo.

É conhecido por dele qualidade gráfica impressionante e realismo. É o mecanismo que promoveu jogos como a saga do Crysis e oferece ferramentas avançadas para a criação de ambientes fotorrealistas. No entanto, sua curva de aprendizado é íngreme e menos difundida na indústria em comparação com a irreal e a unidade.

Lumberyard Amazon

Lumberryard

A Amazon também colocou totalmente o desenvolvimento de videogames e este software ou mecanismo gráfico chamado Lumberryard. Ele também usa C ++ e se concentra nos consoles e no PC como o anterior.

Lumberryard É um motor gratuito baseado em randegine que a Amazon modificou e otimizou. Possui uma integração nativa com a AWS e o Twitch, o que torna atraente para desenvolvedores interessados ​​em jogos com características on -line e de streaming. Embora tenha um grande potencial, sua adoção permanece limitada no setor.

Motor de origem

Fonte

Finalmente, este motor não poderia estar faltando: Surce. Desenvolvido por válvula e usando C ++. É usado para plataformas de PC e consoles e foi o motor usado para a meia-vida icônica, além do contra-ataque: fonte e portal. Se destaca por sua física avançada e Capacidade de modificaçãoque permitiu a criação de uma comunidade ativa de desenvolvedores e criadores de conteúdo.

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