Ele Codec VVC Ganha relevância e muitos se perguntam o que é. Então, vamos explicar em detalhes.
Embora a verdade seja que o AV1 tenha ganhado muito mais destaque nos últimos 2 anos, a Intel quis apostar fortemente no VVC. Porque? É uma pergunta que vamos tentar responder no post de hoje porque parece que estão dando muita importância a ela.
O que é codec VVC
Codec VVC ou Versatile Video Codec (H.266) é um padrão de compressão de vídeo que possui uma abordagem híbrida baseada em blocos. Combine o previsão entre imagensatravés do Codificador VTM6 e a etapa final termina com a codificação entrópica.
VCC foi criado pelo JVET (Joint Video Experts Team), e hoje não possui grande suporte de hardware por ser uma codificação bastante “complexa”.
A teoria diz que VVC vem para substituir HEVC e AVCque são os codecs usados para 4K e 720p respectivamente. Um ganho significativo foi demonstrado em relação ao HEVC e uma qualidade de imagem bastante boa com o metade da taxa de bits HEVC.
A VVC nasceu com a ideia de alcançar o Transmissão em 4K e ainda mais do que essa resolução. Embora a maioria das televisões venha com 4K, é difícil gerenciar toda a velocidade e tamanho dos dados quando falamos em 4K. Podemos dizer que nem todos os serviços de streaming oferecem conteúdo em 4K, embora haja cada vez mais. E se formos para streaming puro como YouTube, Kick ou Twitch: esqueça.
Este codec usado para videoconferência ou streaming OTT pela compressão de dados 4K, e esse é o objetivo principal. Começou a ser desenvolvido em 2017, mas foi finalmente lançado em 2020 aproveitando o COVID-19 porque ajudaria muitas pessoas e empresas com videochamadas.
Se você pesquisar sobre VVC, verá que se refere a streaming OTT e nada mais é do que serviços de conteúdo Netflix, Disney+, Vídeo Primeetc. Esses serviços usam VVC para transmitir em 4K para que todos possamos assistir a um filme ou série em 4K.
Como? VVC usa buffer mínimo sem sacrificar muita qualidade, sem falar que não afetará muito quem tem uma conexão mais lenta. Sempre recomendo 100 Mbps em fibra óptica para tudo que envolva consumo de conteúdo de streaming; Logicamente, se você for para 4K, 300 Mbps é muito melhor.
No entanto, VVC não focado apenas em 4Kpode ser usado em qualquer resolução, embora faça mais sentido em 4K pelo que foi dito acima.
Melhorias introduzidas em relação ao HEVC
O Universidade de Aachen Ele os explica em um documento com todos os tipos de detalhes:
- Particionamento.
- Previsão intra.
- Predição durante, através de previsão avançada de vetores em movimento, entre outras coisas.
- Transformações secundárias direcionadas a casos específicos de previsão de características residuais.
- Filtro de loop adaptativo baseado na classificação local: novas variantes.
- Codificação/quantização aritmética adaptativa ao contexto.
Depois teve coisas interessantes como modificações no HDR ou Suporte de vídeo 360º.
Benefícios do codec VVC
VVC foi comparado com AV1 e HEVC através do VTM, um modelo de teste que substitui o JEM para comparar os 3 codecs. De todas as comparações, a mais interessante é aquela feito pela BBCque incluía clipes em 720p e 2160p que representam o conteúdo típico que usam em suas transmissões.
VVC é equivalente a JEM e HM é equivalente a HEVCque são os modelos de teste utilizados. Enquanto o AV1 atinge eficiências mais baixas em comparação com o HEVC, o VVC chega a 33%, o que é ultrajante.
A Intel simplesmente viu a veia
A Intel validou tudo o que você leu acima e decidiu que o primeiros laptops a aceitar este codec seja seu Lago Lunar ou Intel Core Ultra 200V. E para isso, foi necessário projetar uma GPU Intel Xe2 capaz de oferecer até 8K a 60 FPS.
Claro, no decodificação de vídeo porque para codificar um vídeo em VVC precisamos de um bom maquinário. No final das contas, esta notícia é anedótica, pois fez o mesmo com o AV1, embora ninguém tenha comprado suas placas gráficas dedicadas, nem seus laptops por causa disso.
Então, A Intel apenas viu que estamos caminhando para um futuro onde o streaming em 4K é o ponto de partidanada de longo prazo. Integrar o codec VVC em seus 200V foi o passo necessário para que os usuários de laptops com esses chips possam desfrutar de conteúdo 4K mesmo com uma velocidade um tanto instável.
Na verdade, o curioso é isso porque a tela de um laptop raramente será 4Kmas pode ser usado para conectar um cabo HDMI ao equipamento e desfrutar da decodificação em nossa televisão.
Qual é o problema? Que é um codec que consome muita CPU e requer bastante hardware para ser implementado decentemente. Portanto, embora finalmente o tenham lançado em 2020, a sua implementação só ocorreu em 2024.
Royalties, outra questão que atrasa tudo
Não é por acaso que tecnologias como AMD FreeSync ou suporte AV1 estão por toda parte: elas são isentas de royalties. Isso significa que os fabricantes do produto não terão que pagar nada para implementá-lo, nem para vender unidades, apenas passar nos testes para certificação.
VVC É um codec pelo qual você tem que pagar royalties para implementá-loe já sabemos que NVIDIA, AMD e outras empresas de tecnologia não gostam disso; menos ainda aos fabricantes ou marcas de televisores.
Conclusões
Para streaming de conteúdo em 4K, tudo bemmas plataformas de streaming como YouTube ou Twitch optaram por AV1. Além disso, eles continuam limitando as transmissões a 1080p e 60 FPS, embora tenha havido um usuário que transmitiu a 1440p e 120 FPS com AV1 no Twitch.
Como? Nenhuma palavra ainda, mas parecia espetacular e essa opção deverá ser dada em um futuro próximo. Com o codec VVC ou AV1, o futuro audiovisual deve passar por assistir Twitch em 2K ou 4K, mesmo a 60 FPS.
Devemos ter em mente que a maioria dos dispositivos modernos vem com pelo menos 90 Hz em sua tela (exceto a Apple com seus iPhones básicos e muitos de seus laptops). Acho a experiência do usuário superior, principalmente se o usuário estiver usando o YouTube ou Twitch para assistir videogames.
A próxima etapa que o VVC precisa é a codificação. A Intel conseguiu introduzir recursos de decodificação em seu Core Ultra 200V, mas não de codificação. Porque? O argumento é que é necessário um hardware muito potente, embora eu não saiba que tipo de fera é necessária porque, com o que tem no mercado nacional, ainda não é suficiente.
Se um codec requer tanto hardware, pode não ser o codec ideal, você pode me chamar de estúpido. Veremos como esse codec evolui e se consegue levar 4K a FPS mais altos em todas as plataformas audiovisuais.
Recomendamos o melhores processadores do mercado
Você opta por este ou AV1?