Neste guia vou explicar para você Quais opções você tem para abrir um arquivo criptografado?. Mas aqui você não apenas encontrará os diferentes procedimentos para acessar informações protegidas, mas também mostrarei como funciona a criptografia e por que às vezes será impossível acessar dados que foram previamente criptografados. Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto pode ser encontrado aqui.
Abrir um arquivo criptografado nem sempre é possível
Antes de nos aprofundarmos neste assunto, é importante deixar algo claro: Nem sempre você será capaz de descriptografar um arquivo. Pelo menos sem conhecer o método utilizado para criptografia ou a chave que desbloqueia o acesso ao arquivo.
Nesse sentido, são consideradas três possibilidades para descriptografar um arquivo:
- Com o mesmo programa que foi criptografado. Por exemplo, imagine que você usou uma ferramenta que utiliza seu próprio sistema de criptografia. Nesse caso, a única forma de acessar os dados é inserindo a chave no programa que criptografou originalmente as informações.
- Se um padrão tiver sido usado. Existem padrões de criptografia, como o AES, que são compatíveis com vários programas. Assim você não terá muitos problemas, desde que saiba a senha.
- Se for um arquivo protegido por senha. Neste caso, o conteúdo também permanece oculto até que o usuário forneça a chave. Em alguns casos, não é necessário utilizar programas específicos. Isso acontece, por exemplo, com arquivos ZIP: qualquer programa compatível com esse tipo de arquivo poderá desbloquear uma pasta compactada protegida por senha.
Levando em conta essas explicações, fica evidente que falar de um arquivo criptografado É muito genérico. Existem vários métodos para criptografar uma unidade de armazenamento ou manter um arquivo protegido por senha.
Mas tenho que ser muito claro com você: em quase todos os casos, Descriptografar as informações é realmente complicado se você não tiver a senha. Vejamos a seguir algumas situações específicas e os principais métodos para tentar contornar a criptografia.
Como abrir um arquivo criptografado: métodos que podem funcionar
Como nós vimos, dependendo do tipo de criptografia ou da ferramenta usadavocê terá que implementar um método ou outro para descriptografar o arquivo em questão.
Arquivo RAR com senha
Se você tiver um arquivo RAR bloqueado por senha, os dados que ele contém permanecerão criptografados. Obviamente, a maneira mais rápida de descriptografá-lo é inserindo a senha em um programa que suporte esse formato. Na verdade, você pode usar qualquer alternativa ao WinRAR.
Caso isso não seja possível, você sempre tem a opção de utilizar um serviço como o LostMyPass, que permite localizar a chave de um arquivo de no máximo 100 MB através de um método clássico: força bruta.
Unidade protegida pelo Bitlocker
As unidades protegidas com Bitlocker permanecem criptografadas enquanto a senha não for inserida. Para recuperar as informações sem a chave, provavelmente você precisará de uma equipe de especialistas na área.
Se você precisar apenas recuperar a unidade e acessar o computador, mas você não precisa dos dados que estão dentro do discobasta reinstalar o Windows 11 (ou qualquer outro sistema), formatando o drive.
Arquivos criptografados por ransomware
E o que acontece se o seu computador for infectado por ransomware? Nesse caso, a solução mais rápida não é tentar descriptografar o arquivo, mas sim recuperá-lo de um backup. Se, por exemplo, você tiver todos os arquivos na nuvem, poderá baixá-los novamente e, em alguns casos, restaurá-los para uma versão anterior. Também é altamente recomendável ter uma cópia de backup dos seus documentos em um disco rígido externo que não esteja conectado à Internet.
Outra possibilidade é visitar a página No Ransom da Kaspersky. Ele fornece ferramentas que descriptografam arquivos bloqueados por vários ransomware conhecidos. Acesse este site e utilize o mecanismo de busca para tentar localizar a ferramenta adequada para o seu caso. Claro, antes de usar qualquer um deles, leia o guia do usuário.
Arquivos diversos protegidos por senha
Se o problema é que você tem um arquivo comum protegido por senha e não sabe qual é a chave para desbloqueá-lo, existem algumas ferramentas que podem te ajudar.
Um deles é o ASPOSE, uma ferramenta online que permitirá localizar a senha de um arquivo, desde que seja fácil de adivinhar. Por outro lado, existe a possibilidade de você querer desbloquear um PDF e, nesse caso, aproveitar o potencial de ferramentas como o Small PDF. Embora nestes casos não se trate de um arquivo verdadeiramente criptografado, esta é uma situação bastante comum que, como você pode ver, pode ser salva com diversas ferramentas.