UM unidade USB danificada Não é algo estranho, esses tipos de problemas costumam ocorrer com frequência. Se for esse o seu caso, não se preocupe, existem possibilidades de reanimar este aparelho e fazer tudo voltar ao normal. Aqui mostramos como fazer isso passo a passo, e se houver uma solução, você pode continuar usando como antes do problema.
Por que uma unidade USB pode parar de funcionar?
Antes de tudo, é importante saber As razões pelas quais uma unidade USB pode estar danificada:
- Danos físicos– As unidades USB são sensíveis a choques e quedas. Se você deixá-lo cair ou expô-lo a temperaturas ou umidade extremas, seus componentes internos poderão ser danificados e deixar de funcionar. Se não for nenhuma das situações acima, danos físicos também podem ocorrer por outros motivos, como mau funcionamento de componentes, picos de energia, etc.
- Vestir– Como qualquer dispositivo eletrônico, as unidades USB se desgastam com o uso. Isso é acelerado se você usar muito ou se não tratar bem, forçando, batendo enquanto estiver conectado à porta (o que pode danificar não só o drive USB, mas também a própria porta do computador), sujeitando a choques, vibrações, temperaturas mais altas, sujeira, etc. Isso é normal devido ao uso, mas se você cuidar bem não deve ser a causa, pelo menos nos primeiros anos.
- Problemas de software– Outros motivos podem incluir erros, vírus, desconexão sem usar a opção segura, quedas de energia inesperadas, etc., tornando-o ilegível ou inacessível devido à corrupção de dados. Às vezes podem até ser coisas temporárias, que o sistema operacional não reconheça por algum motivo e que ao reiniciar tudo volte a funcionar bem.
- Erros de conexão– Certifique-se de que ele esteja conectado com segurança ao seu computador, pois uma porta USB defeituosa ou uma conexão solta pode impedir seu funcionamento.
- Firmware desatualizado– O firmware que controla o USB precisa ser atualizado periodicamente em alguns casos. Se estiver obsoleto, pode causar falhas ou tornar a unidade ilegível.
- Erros de formato: Desconectá-lo descuidadamente do computador ou formatá-lo incorretamente pode causar erros no sistema de arquivos que o tornam inacessível. É outra das causas mais comuns.
Agora que você conhece os possíveis motivos e para evitar a perda de seus dados, tentaremos realizar uma série de passos para salvá-los.
Recomendo que você leia nosso guia sobre tudo o que você precisa saber sobre unidades flash USB
Como consertar uma unidade USB danificada
Caso você encontre uma unidade USB que não funciona, você pode tentar os seguintes passos para tentar salvá-la, embora nem sempre seja possível, levando à perda de dados. Por este motivo, aconselhamos sempre ter backups ou cópias de backup feito.
Se a sua unidade flash USB não funcionar, não se desespere. Abaixo apresento alguns etapas que você pode seguir para tentar repará-lo:
Inspeção física
Verifique a memória USB em procure por rachaduras, quebras, queimaduras ou outros danos físicos. Se o dano for grave, pode ser necessário substituí-lo. Não tente forçar, pois pode quebrar ainda mais. Mas, se você sabe o que está fazendo e vê que pode ter uma solução, como soldar um conector que se soltou ou coisas assim, você pode prosseguir para resolver.
Atualização de firmware
Visite o site do fabricante da sua unidade flash USB e baixe o firmware mais recente.
Instale o firmware atualizado seguindo as instruções do fabricante. Isso também pode corrigir alguns problemas da unidade USB. Embora não seja comum que necessitem deste tipo de operação, devemos garantir que não seja esse o caso.
Não se esqueça que não se deve baixar firmware de sites de terceiros, sempre do site oficial, caso contrário pode conter código malicioso.
Verifique o sistema de arquivos
Se você não conseguir acessar a unidade flash USB, verifique o sistema de arquivos (FS) para ter certeza de que está formatado corretamente. Se o sistema de arquivos estiver danificado, você pode precisar reformatar a memória USB. Observe que isso apagará todos os dados armazenados nele!
Outra possibilidade é que o que esteja falhando seja a tabela de partições, que está danificada e não permite acesso ao conteúdo da memória USB. Nesse caso, você pode use programas como GParted para resolver os problemas das tabelas e também do sistema de arquivos.
Análise de malware
O malware pode danificar a unidade flash USB e torná-la ilegível ou corromper os dados. Nesses casos, pode haver código malicioso causando o problema. Eu recomendo que você execute o Verificação profunda do seu software antivírus ou antimalware para tentar detectar e eliminar possíveis ameaças.
Quer a memória USB esteja corrompida ou contenha malware, você pode tentar recuperar seus dados com ferramentas como Recuva ou EaseUS Data Recoveryentre outros. Desta forma, você pode salvar seus arquivos, ou parte deles…
Gerenciamento de disco
Se o pendrive não aparecer no Windows Explorer, pode ser necessário inicializá-lo na ferramenta Gerenciamento de disco. Para fazer isso, abra o Gerenciamento de disco, clique com o botão direito no pendrive e selecione “Inicializar disco”.
Você também deve ler nosso guia sobre as melhores unidades de armazenamento externas
Tente outro computador
Se a unidade flash USB ainda não funcionar, tente conectá-la a outro computador ou um porto diferente. Se funcionar em outro computador, o problema pode estar na porta USB ou nos drivers do seu computador.
Recomendo também verificar se há alguma folga, às vezes isso faz com que ela não seja reconhecível. Também a porta USB pode estar sujaimpedindo-o de fazer um bom contato. Tente limpá-lo se perceber que é necessário.
Claro, não use produtos químicos ou água para limpeza. Deve ser feito sempre com o equipamento parado e desconectado da energia. Você pode usar um cotonete umedecido com álcool isopropílico. E verifique se a porta está completamente seca antes de testá-la.
Reparação de ferragens
No caso mais extremo, o o problema está no hardware, e muito provavelmente a porta USB precisa ser consertada, pois está quebrada ou desconectada de sua posição correta. Nestes casos seria necessária a intervenção de um técnico.
No entanto, consertar uma porta USB em um laptop é uma tarefa tediosa e não muito barata. E consertar o drive USB em muitos casos não vale a pena, e o melhor é comprar diretamente um novo drive USB…
Não esqueça de deixar seus comentários…