GPT-5: o que é, quando será lançado e quais novidades o novo modelo OpenAI traz

Neste guia vou explicar tudo o que se sabe até agora sobre o que, previsivelmente, será o novo modelo OpenAI. Vou mostrar todos os detalhes que se conhecem até agora sobre o GPT-5 e suas capacidades, bem como as suposições que podemos fazer com base no histórico de lançamento desta tecnologia. Se você quer saber tudo o que se sabe até o momento, bem como a data prevista para seu lançamento, não perca o que conto aqui.

O que é GPT-5

GPT-5 Provavelmente será o novo modelo de linguagem OpenAI. Embora seja verdade que este poderá ser o sucessor do GPT-4, a verdade é que a empresa nem sempre nomeou os seus modelos de forma consecutiva. Temos o exemplo mais claro no GPT-4o, que, apesar de tentar proporcionar melhorias substanciais em relação ao GPT-4, não foi denominado GPT-5.

OpenAI é um empresa hermética no que tem a ver com o desenvolvimento de sua tecnologia. Portanto, é difícil explicar com precisão quais serão as novidades deste novo modelo, uma vez que os detalhes que foram divulgados são muito escassos.

O que podemos dizer é que GPT-5 existe e está em desenvolvimento. Além disso, parece que a OpenAI deseja disponibilizá-lo mais cedo ou mais tarde. Aliás, o Business Insider refere que alguns utilizadores já conseguiram testar versões preliminares deste modelo através do ChatGPT.

Quando o GPT-5 será lançado?

Até agora, este tem sido o cronograma de lançamento do OpenAI:

Modelo Data de lançamento Descrição
GPT-1 Junho de 2018 Primeiro modelo baseado em transformadores, com parâmetros de 117M.
GPT-2 Fevereiro de 2019 Modelo de parâmetros 1.5B, conhecido por sua capacidade de gerar texto coerente em grande escala.
GPT-3 Junho de 2020 Parâmetros 175B, muito maiores que o GPT-2, com aplicações mais avançadas como geração de texto natural, resumos e traduções.
GPT-3.5 Dezembro de 2022 Versão otimizada do GPT-3, aprimorada no seguimento de instruções e otimizada para interações conversacionais.
GPT-4 Março de 2023 Aproximadamente 1,5T de parâmetros, suporta entrada de texto e imagem, com foco em tarefas mais complexas.
Turbo GPT-4 Novembro de 2023 Versão otimizada do GPT-4, mais rápida e barata, projetada para ChatGPT Plus.
GPT-4o Maio de 2024 A versão mais recente da série GPT inclui melhorias no gerenciamento de voz, vídeo e entrada simultânea.

Como você pode ver na tabela anterior, fica claro que os lançamentos da empresa têm ocorrido a cada poucos anos. Em muitos casos, nem mesmo alguns meses se passaram até que uma nova versão fosse revelada. Levando isso em conta, podemos esperar que o GPT-5 seja lançado no final de 2024 ou no primeiro semestre de 2025. Agora, esta previsão pode não se concretizar se a OpenAI lançar uma versão melhorada do GPT-4 mais cedo.

Que novidades o GPT-5 poderia trazer?

Para saber as novidades exatas sobre o GPT-5 teremos que aguardar a apresentação. Contudo, as novas funcionalidades de um modelo nem sempre estão ligadas às suas melhorias técnicas, mas às aplicações nas quais é possível integrá-los. Se focarmos estritamente nas características mais técnicas, é isso que esperamos do GPT-5:

  • Rentabilidade. Esta é uma questão importante que a OpenAI provavelmente abordará no modelo futuro. Isto deve ser ainda mais rentável e, por isso, é necessário abordar questões como a eficiência energética na resolução de pedidos.
  • Maior contexto e memória. O GPT-5 deve ser capaz de aumentar significativamente a capacidade de reter e usar dados anteriores na resolução de novos problemas. Espera-se também que este modelo tenha um treinamento mais extenso, com maior quantidade de dados.
  • Mergulhe na multimodalidade. O GPT-4o agora nos permite falar com a máquina quase tão rapidamente quanto faríamos com uma pessoa. O GPT-5 provavelmente continuará a melhorar a compactação de imagem, vídeo e áudio.
  • Velocidade. Outra área em que os modelos generativos de IA devem continuar a melhorar é a velocidade de resposta. Desta forma, os chatbots poderiam oferecer uma experiência mais fluida em tarefas como atendimento ao cliente ou criação de conteúdo escrito.

Por outro lado, de acordo com declarações do próprio CEO da empresa no programa Unconfused Me de Bill Gates, o caminho a seguir com os seus futuros modelos, como o GPT-5, é trabalhar em uma simulação mais avançada do raciocínio humano o que, por enquanto, no GPT-4 é bastante limitado.

Além disso, nesse mesmo programa, Sam Altman falou sobre trabalhar para melhorar a confiabilidade das respostas em seu novo modelo. É importante notar que estas declarações foram publicadas em janeiro de 2024, antes do lançamento do GPT-4o. Portanto, alguns dos avanços prometidos podem já estar disponíveis. Caso contrário, teremos que continuar aguardando o GPT-5.

E você, o que espera do GPT-5? Em que áreas você gostaria que a experiência melhorasse? Deixe-nos seus comentários abaixo. Nós lemos um ao outro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima