Intel Core i7-13700H vs Intel Core Ultra 7 155H

Intel Core i7-13700H vs Intel Core Ultra 7 155H O que acontecerá se compararmos a nova geração de processadores Intel para notebooks com a anterior? A 13ª geração ainda terá algo a dizer contra a 14ª geração? É isso que vamos verificar neste cara a cara…

Especificações técnicas do Intel Core i7-13700H e Intel Core Ultra 7 155H

Intel® Core Ultra7 155H Intel Core i7-13700H
Nó de fabricação Intel 4 (7nm)

Bloco SoC e bloco IO TSMC N6

Bloco gráfico TSMC N5

Intel 7 (10nm)
Número de transistores Desconhecido – SuperFIN de 4ª geração Desconhecido – SuperFIN de 2ª geração
Soquete FC-BGA 2049 FC-BGA 1744
Microarquitetura 1ª Geração Ultra (Lago Meteoro) 13ª Geração (Raptor Lake-H)
Número de núcleos 16 físicos (6P-core+8E-core+2LP)

HyperThreading com lógica 22 (SMT)

14 físicos (6P-core + 8E-core)

HyperThreading com lógico 20 (SMT)

Frequência do relógio P-Core de 1,4 Ghz Turbo até 4,8 Ghz

E-Core a 0,9 Ghz Turbo até 3,8 Ghz

LP a 0,7 Ghz Turbo até 2,5 Ghz

P-Core a 2,4 Ghz Turbo até 5 Ghz

E-Core de 1,8 Ghz Turbo até 3,7 Ghz

GPU Arco Intel a 2250 MHz Intel Iris Xe a 1500 MHz
NPU Intel AI Boost até 10 TOPS Não
Memória cache Núcleo P:

L1: 112 KB por núcleo

L2: 2 MB por núcleo

E-Núcleo:

L1: 96 KB por núcleo

L2: 2 MB por núcleo

LLC:

L3: 24 MB compartilhados

Núcleo P:

L1: 80 KB por núcleo

L2: 2 MB por núcleo

E-Núcleo:

L1: 96 KB por núcleo

L2: 4 MB por módulo

LLC:

L3: 24 MB compartilhados

Desbloqueado Não Não
Tj máx. 110ºC 100ºC
TDP 28W 45W
Suporte de memória DDR5 5600 MT/s ou LPDDR5/X 7467 MT/s DualChannel DDR4 3200 MT/s DDR5 5200 MT/s LPDDR4X 4267 MT/s LPDDR5/X 6400 MT/s DualChannel
Pistas PCIe 28x Geração 4 e 5 28x Geração 3, 4 e 5

Também recomendo a leitura do nosso guia com os melhores laptops do mercado

Análise de microarquitetura Raptor Lake vs Meteor Lake

É hora de ccomparar microarquiteturas de uma geração para outra, para apreciar as mudanças e verificar como elas se traduzem em desempenho quando comparamos o Intel Core i7-13700H com o Intel Core Ultra 7 155H.

Intel Raptor Lake-H

Lago Raptor

Lago Raptor-H Representa uma evolução significativa na linha de processadores da Intel em relação à geração 12, mas não é um avanço tão importante quanto o Meteor Lake. No entanto, com o retrocesso no desempenho dos núcleos P em termos de potência de núcleo único do Meteor Lake, esses processadores ainda podem lutar contra a 14ª Geração e a 1ª Geração Ultra. Isso, aliado ao preço mais baixo, os torna uma opção interessante para muitos usuários.

Entre os pontos notáveis Desta arquitetura temos:

  • Núcleos híbridos– Combina núcleos de alto desempenho (P-Cores) e núcleos eficientes (E-Cores) para otimizar o desempenho em várias cargas de trabalho. No entanto, ele não usa arquitetura do tipo bloco, mas sim todo o chip é um chip monolítico com clusters P e clusters E.
  • Melhorias no IPC: Também é observado um aumento nas instruções por ciclo (IPC), o que significa que o processador pode realizar mais trabalho em cada ciclo de clock, o que se traduz em maior desempenho em comparação com a 12ª geração.
  • Frequências de clock mais altas– Os núcleos Raptor Lake-H podem atingir velocidades de clock mais altas, contribuindo para maior desempenho em tarefas que exigem muito poder de processamento. Isso se deve ao nó Intel 7, que na verdade é um renomado nó de 10 nm…
  • Suporte para DDR5 e DDR4: Oferece maior flexibilidade na escolha entre um módulo ou outro, o que permite ao usuário economizar alguma coisa caso compre DDR4, cujos resultados não ficam tão distantes do DDR5, mas com um preço bem menor.
  • PCIe 5.0– Foi incluído suporte para a nova geração de PCIe, proporcionando maior largura de banda para dispositivos de armazenamento e outros periféricos de alta velocidade. No entanto, nem todas as pistas são Gen 5, mas coexistem com Gen 3 e Gen 4.
  • Integração Intel UHD Graphics 700– Oferece melhor desempenho gráfico em comparação com as gerações anteriores, permitindo que você desfrute de jogos e aplicativos com maior exigência gráfica. No entanto, os novos iGPUs das gerações posteriores ultrapassaram em muito estas unidades.
  • Tecnologia Intel Thread Director: Otimiza a atribuição de tarefas aos diferentes núcleos, melhorando a eficiência e o desempenho. Algo com que os chips Intel da geração anterior tinham problemas ao atribuir tarefas a um ou outro tipo de núcleo.

Lago Meteoro Intel

A Intel deu um importante passo em frente com a sua Microarquitetura do Lago Meteor. Esta nova geração abandona o design monolítico tradicional e adota uma abordagem modular baseada em blocos, onde vários chips especializados são unidos por um interconector através da tecnologia Intel Foveros.

Que vantagens este novo design oferece? digite blocos? Pois bem, por um lado, melhora o rendimento de fabricação dos chips separadamente, o que permite maior flexibilidade e menores custos em termos de produção. Por outro lado, os blocos de CPU, SoC, IO e gráficos são interconectados com menor consumo de energia e maior velocidade por bit transmitido em comparação com configurações de chiplet baseadas em substrato, mas os dados pioram em comparação com o chip monolítico.

Uma melhoria no nó de fabricação também foi incluída, mudando para Intel 4, ou seja, o novo nome do nó de 7nm após a renomeação que a Intel deu a ele como marketing. Este nó permitiu dar um salto em termos de eficiência energética e frequência de clock.

Outras características notáveis ​​do Meteor Lake são:

  • Novos núcleos: Redwood Cove (alto desempenho) e Crestmont (baixo consumo) oferecem melhorias significativas.
  • Suporte apenas para DDR5– Com maior largura de banda e menor latência, simplificando o MMU removendo o suporte para DDR4.
  • Unidades de processamento de IA (NPU): acelerar tarefas de inteligência artificial.
  • Gráficos Intel Xe– Melhor desempenho gráfico e suporte para tecnologias como XeSS.
  • Conectividade aprimorada: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.4, USB4 e Thunderbolt 4.

Se você quer um laptop para jogos, aqui está nossa seleção com os melhores

Intel Core i7-13700H vs Intel Core Ultra 7 155H: testes de desempenho

Para saber qual deles tem melhor desempenho em cada tarefa, vamos ver os resultados do comparação do Intel Core i7-13700H vs Intel Core Ultra 7 155H:

Desempenho da CPU

Se olharmos os testes sintéticos para ver o desempenho entre o Intel Core i7-13700H vs Intel Core Ultra 7 155H, vemos que em núcleo único:

núcleo único 5

Quanto a multinúcleoo desempenho do i7 também se destaca, apesar de ser uma geração anterior, o que ainda é significativo:

multinúcleo 5

aqui você vai mais resultados para comparar, tanto single-core quanto multi-core:

mais testes

Outros testes de desempenhocomo wPrime 32M e WinRAR 4.0, deixe estes outros dados de desempenho entre o Intel Core i7-13700H vs Intel Core Ultra 7 155H:

outros testes

Em suma, o i7 continua a ser mais competitivo em tudo…

Desempenho gráfico

Agora, no aspecto gráfico, deve-se destacar que o Intel Core i7-13700H continua sendo uma ótima unidade em termos de desempenho para jogos e em geral, como vimos. Além disso, isso não representa um gargalo para os novos gráficos RTX 40 Series Mobile. Porém, é verdade que muitos computadores, tanto com um processador quanto com outro, vêm equipados somente com o iGPUe neste caso o desempenho é bastante desigual:

GPU

Se você quiser ver os números em videogames reaisos dados são esses, então esqueça de jogar títulos AAA no i7 apenas com o iGPU:

videogames 5

Nem um nem outro são unidades de jogo por si só. E no caso do i7, os resultados serão ainda mais desastrosos, então você precisará de uma GPU dedicada de qualquer maneira.

Consumo e temperatura

Para os valores de temperatura a que essas duas unidades atingem, os resultados são os seguintes (menos é melhor):

temperatura 5

Para consumo em watts Entre estes dois processadores, os resultados são piores para a 13ª Geração, tal como esperado pelo nó de produção (menos é melhor):

consumo 5

Conclusão

O Intel Core i7-13700H tem 8,7% mais desempenho no geral, o que é positivo considerando que os notebooks equipados com esta unidade reduziram bastante o preço em relação aos novos. Claro, eles não possuem NPU para acelerar as cargas de IA. Porém, o Ultra 7 155H tem a vantagem de ser mais avançado, com mais núcleos e threads totais, e consumo cerca de 60% menor. Então? Qual escolher? Se o que você procura é desempenho puro para qualquer tarefa, o Intel Core i7-13700H permitirá que você tenha uma unidade competitiva. Além disso, se você deseja jogar, saiba que existem modelos com este processador equipados com a nova série RTX 40…

Comente com impressões, dúvidas ou sugestões…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima