Neste guia vou falar com você sobre o Modo de desenvolvedor do Windows 11. Vou te contar o que é, quais são suas vantagens e como ativá-lo no seu computador. Embora seja verdade que suas funções se destinam a usuários experientes que criam aplicativos, é possível que você aproveite algumas das ferramentas no seu dia a dia. Quer pretenda iniciar-se no mundo da programação ou simplesmente expandir os seus conhecimentos sobre o Windows 11, o que lhe digo aqui irá interessá-lo. Não perca!
É necessário ativar o modo de desenvolvedor do Windows 11 se não vou programar?
Simplificando, não, você não deveria.. Mesmo que você desenvolva aplicativos, provavelmente não precisará das ferramentas incluídas no modo de desenvolvedor do Windows 11. Na verdade, no centro de recursos da Microsoft, em referência a este recurso do Windows, a empresa indica o seguinte:
Se você não estiver criando seus próprios aplicativos em seu computador, não será necessário ativar o modo de desenvolvedor. Se você estiver tentando resolver um problema com seu computador, consulte a Ajuda do Windows.
E então ele acrescenta:
Se você estiver usando seu computador para atividades diárias normais, como jogos, navegação na web, e-mail ou aplicativos do Office, não será necessário ativar o modo de desenvolvedor e, na verdade, você não deve ativá-lo. O restante das informações desta página não lhe diz respeito e você pode retornar com segurança ao que estava fazendo. Obrigado por nos visitar.
Deixando de lado o fato de o tom não ser muito amigável, pelo menos no final deste fragmento, a verdade é que a Microsoft tem muita razão aqui. Se você não vai criar aplicativos, É melhor esquecer o modo de desenvolvedor. Na verdade, ativá-lo não trará nenhum benefício e poderá expô-lo à execução remota de código malicioso.
Modo de desenvolvedor É obrigatório para todos que usam o Visual Studio para criar programas. Na verdade, ele substitui a exigência do Windows 8.1 de obter uma licença especial. Isso não é mais necessário, mas é necessário passar por este modo.
Como ativar o modo de desenvolvedor do Windows 11
Uma vez esclarecido o que foi dito acima, é hora de saber como ativar o modo de desenvolvedor do Windows 11. Tudo que você precisa fazer é abrir o aplicativo de configurações, por exemplo, com o atalho do teclado Windows + eu. Então vá para a seção Sistema.A seguir, na lista de opções, localize Para programadores. Mais uma vez, é muito claro a quem se destinam estas opções.
Por fim, clique no controle deslizante ao lado de Modo de desenvolvedor.
O Windows 11 enviará um aviso mencionando que este modo pode expor seu computador a possíveis perigos, por isso é melhor evitá-lo, principalmente se você não for programar. De qualquer forma, se você sabe o que está fazendo, clique em Sim.
Com estes passos simples, você terá habilitado o Modo de desenvolvedor do Windows 11. Lembre-se que, para seguir estes passos, você deve ter uma conta com privilégios de administrador no computador. Se o seu usuário for padrão, o modo de desenvolvedor não estará disponível para você. Agora é hora de analisar quais funções ele inclui.
Para que serve o modo de desenvolvedor do Windows 11?
O modo de desenvolvedor do Windows 11 inclui duas funções cruciais para quem vai programar. Na verdade, como indiquei acima, este modo é obrigatório ao codificar com Visual Studio.
A primeira função é a Portal de dispositivos. Resumindo, esse recurso é usado para acessar o Windows remotamente e depurar aplicativos. Além disso, permite executar os programas que você está criando em outros computadores, sem ter que mover todo o projeto de um dispositivo para outro. Por exemplo, se alguém estiver codificando em seu PC desktop, poderá testar esse programa em um laptop ou tablet Windows.
Outra mudança notável que este recurso implementa é a instalação de aplicativos APPX ou MSIX no dispositivo sem ter que passar pela Microsoft Store. Esses pacotes são aqueles que são distribuídos na loja de aplicativos, ao contrário do EXE, que você poderá encontrar em qualquer site e executá-los sem mais delongas. Além disso, o portal de dispositivos facilita a medição do consumo de recursos nos computadores onde o programa está sendo executado.
O segundo recurso ativado no modo de desenvolvedor é Descoberta de dispositivos. O que ele faz é ativar o servidor SSH, que permite a comunicação externa com outros computadores, tornando o seu PC visível nas conexões USB e na rede local.
Ambas as opções podem ser ativadas e desativadas de forma independente. Até, É possível deixá-los desligados caso não sejam utilizados.o que aumenta consideravelmente a segurança do seu equipamento. Portanto, mesmo que você precise ativar o modo de desenvolvedor para iniciar a programação, não é necessário ativar o Device Portal e o Device Discovery.
E você, por que deseja ativar o modo de desenvolvedor do Windows 11? Você está começando no mundo da programação? Deixe-nos seus comentários abaixo. Nós lemos um ao outro!