Neste guia vou explicar o que é, para que serve e como funciona a nova perspectiva da Microsoft. Além disso, falarei com você sobre se é um aplicativo gratuito ou não e por que apareceu no seu computador sem o seu consentimento. Por fim, mostro os passos que você deve seguir para começar a aproveitar esta ferramenta em seu computador na hora de gerenciar seu e-mail. Não perca!
O que é e por que o novo Outlook aparece no meu PC?
Ele nova perspectiva É assim que é conhecida a nova versão deste lendário gerenciador de e-mail. A Microsoft lançou esta atualização com o objetivo de melhorar a aparência e as funcionalidades do Outlook clássico, que está integrado no pacote Microsoft 365. Posso dizer que a empresa conseguiu isso pela metade. É verdade que este novo Outlook é mais bonito, mas também tem alguns problemas importantes dos quais falarei mais tarde.
Tenho que esclarecer uma coisa: o Outlook clássico não é o único aplicativo que este novo Outlook pretende substituir. Na verdade, O plano da Microsoft é eliminar também os aplicativos nativos de Mail e Calendar que veio com o Windows 8. Eles melhoraram muito, embora nunca tenham sido tão completos quanto o Outlook clássico. Agora, a ideia é que tanto o gerenciador de e-mail do Microsoft 365 quanto os aplicativos nativos do Windows desapareçam. Os usuários terão que gerenciar seu e-mail, calendário e contatos diretamente do novo Outlook, independentemente de a intenção ser acessar uma conta profissional ou pessoal.
A ânsia da Microsoft em substituir todos esses aplicativos causou o novo Outlook aparece nos computadores dos usuáriosmesmo sem eles terem solicitado. Na verdade, a partir do Windows 11 24H2, este será o aplicativo de e-mail padrão do sistema operacional.
Suporte para conta de e-mail no novo Outlook
Tanto o Outlook clássico quanto o aplicativo Windows Mail permitem acesso a contas de terceiros. Ou seja, com estes programas você poderá gerenciar não só contas Outlook ou Exchange, mas também servidores Gmail, iCloud ou IMAP. O novo Outlook nem sempre nos permitiu fazer isso, o que é sem dúvida condenável. No entanto, no estado actual de desenvolvimento da aplicação e no momento em que for lançada, os utilizadores poderão acesse todas as suas contas de e-mail sem grandes complicações. Esta é a lista completa de plataformas com as quais é compatível:
- Contas pessoais do Outlook (inclui todos os outros domínios da Microsoft, como Hotmail.com).
- Contas profissionais do Outlook (Exchange).
- Gmail, contas pessoais e do Workspace.
- Yahoo!
- iCloud
- Acesso IMAP
- Acesso POP
Tendo em conta esta lista, fica evidente que o novo Outlook já é uma aplicação totalmente competente, que atende às necessidades da maioria dos usuários.
Como começar a usar este novo gerenciador de e-mail
Para começar a usar o novo Outlook basta abri-lo e inserir seu endereço de e-mail. O programa ficará encarregado de detectar qual é o prestador de serviço. Por exemplo, se você digitar um endereço que termine em gmail.como gerente aplicará as configurações automaticamente e solicitará que você autorize o acesso com seu login do Google.
Ao conectar uma conta de terceiro, ou melhor, uma que não seja gerenciada pela Microsoft, você receberá um aviso informando que todo o conteúdo passará pelos servidores da empresa. Esta é uma prática comum em alguns gerenciadores de e-mail, como o Spark. Tenha isso em mente para preservar sua privacidade. Depois de conectar sua conta, o Outlook informará que está configurando tudo.
O que você verá na tela é uma interface idêntica à do Outlook na web. Mencionarei esse detalhe mais tarde, mas você está certo: Este Outlook é um aplicativo da web. No lado esquerdo você tem uma barra para acessar todas as seções do aplicativo. Se você usa serviços da Microsoft, esses atalhos serão muito úteis para você. Porém, quando a ideia é gerenciar contas de terceiros, as que realmente funcionam são as primeiras, aquelas que levam você aos contatos e à agenda.
O novo Outlook tem alguns detalhes interessantes. Por exemplo, ao abrir o menu Novovocê não só poderá escrever um novo e-mail, mas também criar grupos, eventos ou documentos.
Algo que também gostei e que, sem dúvida, é muito necessário, é o suporte para múltiplas janelas. Apesar de ser uma aplicação web, quer aceda às configurações ou escreva um novo email, poderá continuar a trabalhar com a janela principal.
A questão é que, se você costuma usar o Gmail ou o Outlook em suas versões web, vai gostar muito deste novo Outlook. É ágil e rápido, principalmente porque funciona na nuvem. Porém, há coisas que gostei menos. Eu vou te contar.
Vantagens e desvantagens deste Outlook renovado
A nova versão do Outlook é uma lufada de ar fresco. Do meu ponto de vista, e sempre pensando nos usuários pessoais, o Outlook clássico era muito complicado. Por outro lado, os aplicativos de e-mail do Windows ficaram um pouco aquém e causaram muitos problemas, principalmente relacionados à sincronização.
Portanto, uma das principais vantagens do novo Outlook é que ele vem com um design bastante bonito e, acima de tudo, familiar. E, em essência, este novo gerenciador de e-mail nada mais é do que a versão web do Outlook, mas com maior integração ao Windows.
Este último detalhe me leva a falar sobre as desvantagens desta nova versão do Outlook. Além de ter um belo design, A Microsoft quebrou a experiência clássica do seu programa de e-mail. Na minha opinião, esta é a lista de queixas:
- O novo Outlook não é um aplicativo nativo, o que é um problema de desempenho.
- A sincronização de e-mail é feita através da nuvem da Microsoft, mesmo quando você conecta uma conta de outro provedor.
- A experiência local desapareceu. Os e-mails são sincronizados graças à nuvem e não são mais baixados para o seu computador. Isso dificulta a exportação e os backups.
- Faltam muitas opções em comparação com a versão clássica. Isso pode ser um problema em ambientes de negócios.
E você, o que acha do novo Outlook? Você acha que esta é uma mudança na direção certa? Deixe-me a sua opinião por escrito na área de comentários. Nós lemos um ao outro!