Os jogadores que não têm muito orçamento podem estar pensando em opções mais modestas, como a GTX 1650, RTX 3050 ou RX 6500 XTmas a verdade é que não os recomendamos.
Aqui explicamos o porquê e tudo o que você precisa saber para não cometer o erro de comprar uma placa gráfica do qual se arrependerá mais tarde.
Estas 3 placas gráficas não são uma opção recomendada
NVIDIA GeForce GTX 1650 | NVIDIA GeForce RTX 3050 | AMD Radeon RX 6500 XT | |
Processo de fabricação | 12 nm da TSMC | Samsung 8nm | TSMC 6nm |
Contagem de transistores | 4,7 bilhões | 12 bilhões | 5,4 bilhões |
Arquitetura | Turing | Ampére | RDNA2 |
Lasca | TU117-300-A1 | GA106-150-KA-A1 | Navi 24 XT |
Frequência do relógio | Base de 1485 MHz Turbo de 1665 MHz |
Base de 1552 MHz
Turbo de 1777 MHz |
Base de 2310 MHz
Modo de jogo 2610 MHz Turbo de 2815 MHz |
Núcleos gráficos | 14SM:
-896 Unidades de Sombreamento (CUDA) -56 TMUs -32 ROPs |
29 SM:
-2560 unidades de sombreamento (CUDA) -80 TMUs -32 ROPs -80 Núcleos Tensores -20 núcleos RT |
16 UC:
-1024 Unidades de Sombreamento -64 TMUs -32 ROPs -16 núcleos RT |
Tamanho da memória | 64 KB L1 por SM
1 MB L2 compartilhado VRAM GDDR5 de 4GB |
128 KB L1 por SM
2 MB L2 compartilhados VRAM GDDR6 de 8 GB |
32 KB L0 por WGP
128 KB L1 por matriz 1 MB L2 compartilhado 16 MB L3 compartilhados 4GB GDDR6 |
velocidade da memória | 2.001 MHz (8 Gbps) | 17750 MHz (14 Gbps) | 2248 MHz (18 Gbps) |
Barramento e largura de banda | 128 bits
128,1GB/s |
128 bits
224,0GB/s |
64 bits
143,9GB/s |
API suportada | DirectX 12, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Vulkan 1.3, CUDA 7.5 | DirectX 12 Ultimate, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Vulkan 1.3, CUDA 8.6 | DirectX 12 Ultimate, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Vulkan 1.3, |
Portas | DVI, HDMI 2.0, DisplayPort 1.4a | 1x HDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a | 1x HDMI 2.1, 1x DisplayPort 1.4a |
Interface | PCIe 3.0 x16 | PCIe 4.0 x8 | PCIe 4.0 x4 |
TDP | 75W | 130W | 107W |
Por que não recomendamos GTX 1650, RTX 3050 e RX 6500 XT?
E estas são as razões
A razão porque Não recomendamos essas placas gráficas É fácil explicar:
Desempenho limitado
Tanto a GTX 1650 e RTX 3050 da NVIDIA, quanto a Radeon 6500XT da AMD, têm desempenhos que atendiam aos requisitos aceitáveis de alguns anos atrás, mas ficam aquém dos títulos atuais.
Por exemplo, o primeiro tem apenas 4GB, o que é bastante escasso para jogar mesmo em resoluções modestas. Por outro lado, a VRAM do RTX também é outro limite importante, embora tenha 8GB carece de musculatura gráfica.
Do lado da AMD, embora possua arquitetura RDNA 2, é um dos modelos de entrada, com VRAM de apenas 4GB, portanto o mesmo pode ser aplicado aos demais.
Falta de tecnologias-chave
Embora a RTX suporte essas tecnologias, as outras duas não possuem Ray Tracing, o que melhora consideravelmente o aspecto gráfico e a iluminação das cenas, proporcionando maior realismo. No caso do DLSS, ele é suportado no RTX, e FSR no RX e no próprio RTX 3050, mas o mesmo não é suficiente para a maioria dos usuários, então o ganho de FPS não será muito grande devido a esse redimensionamento.
Dito isso, podem parecer opções acessíveis, muito interessantes para quem não busca algo de alto padrão, mas é muito provável que você se arrependa da compra no futuro. E, no final, você terá investido mais, o desses gráficos e o do novo substituto…
Qual gráfico eu escolho?
Se você quer um computador com configuração para jogos, Melhor optar por outras placas gráficas com um pouco mais de desempenho e memória VRAMpois com estes você pode ter problemas de desempenho e limitações em termos de resolução máxima e configurações gráficas sem que o jogo deixe de ser fluido.
Qualquer dúvida ou sugestão, comente…