Placas gráficas que não recomendamos para atualizar seu PC

Os jogadores que não têm muito orçamento podem estar pensando em opções mais modestas, como a GTX 1650, RTX 3050 ou RX 6500 XTmas a verdade é que não os recomendamos.

Aqui explicamos o porquê e tudo o que você precisa saber para não cometer o erro de comprar uma placa gráfica do qual se arrependerá mais tarde.

Estas 3 placas gráficas não são uma opção recomendada

NVIDIA GeForce GTX 1650 NVIDIA GeForce RTX 3050 AMD Radeon RX 6500 XT
Processo de fabricação 12 nm da TSMC Samsung 8nm TSMC 6nm
Contagem de transistores 4,7 bilhões 12 bilhões 5,4 bilhões
Arquitetura Turing Ampére RDNA2
Lasca TU117-300-A1 GA106-150-KA-A1 Navi 24 XT
Frequência do relógio Base de 1485 MHz

Turbo de 1665 MHz

Base de 1552 MHz

Turbo de 1777 MHz

Base de 2310 MHz

Modo de jogo 2610 MHz

Turbo de 2815 MHz

Núcleos gráficos 14SM:

-896 Unidades de Sombreamento (CUDA)

-56 TMUs

-32 ROPs

29 SM:

-2560 unidades de sombreamento (CUDA)

-80 TMUs

-32 ROPs

-80 Núcleos Tensores

-20 núcleos RT

16 UC:

-1024 Unidades de Sombreamento

-64 TMUs

-32 ROPs

-16 núcleos RT

Tamanho da memória 64 KB L1 por SM

1 MB L2 compartilhado

VRAM GDDR5 de 4GB

128 KB L1 por SM

2 MB L2 compartilhados

VRAM GDDR6 de 8 GB

32 KB L0 por WGP

128 KB L1 por matriz

1 MB L2 compartilhado

16 MB L3 compartilhados

4GB GDDR6

velocidade da memória 2.001 MHz (8 Gbps) 17750 MHz (14 Gbps) 2248 MHz (18 Gbps)
Barramento e largura de banda 128 bits

128,1GB/s

128 bits

224,0GB/s

64 bits

143,9GB/s

API suportada DirectX 12, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Vulkan 1.3, CUDA 7.5 DirectX 12 Ultimate, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Vulkan 1.3, CUDA 8.6 DirectX 12 Ultimate, OpenGL 4.6, OpenCL 3.0, Vulkan 1.3,
Portas DVI, HDMI 2.0, DisplayPort 1.4a 1x HDMI 2.1, 3x DisplayPort 1.4a 1x HDMI 2.1, 1x DisplayPort 1.4a
Interface PCIe 3.0 x16 PCIe 4.0 x8 PCIe 4.0 x4
TDP 75W 130W 107W

Por que não recomendamos GTX 1650, RTX 3050 e RX 6500 XT?

gtx 1650

E estas são as razões

A razão porque Não recomendamos essas placas gráficas É fácil explicar:

Desempenho limitado

Tanto a GTX 1650 e RTX 3050 da NVIDIA, quanto a Radeon 6500XT da AMD, têm desempenhos que atendiam aos requisitos aceitáveis ​​de alguns anos atrás, mas ficam aquém dos títulos atuais.

Por exemplo, o primeiro tem apenas 4GB, o que é bastante escasso para jogar mesmo em resoluções modestas. Por outro lado, a VRAM do RTX também é outro limite importante, embora tenha 8GB carece de musculatura gráfica.

Do lado da AMD, embora possua arquitetura RDNA 2, é um dos modelos de entrada, com VRAM de apenas 4GB, portanto o mesmo pode ser aplicado aos demais.

Falta de tecnologias-chave

Embora a RTX suporte essas tecnologias, as outras duas não possuem Ray Tracing, o que melhora consideravelmente o aspecto gráfico e a iluminação das cenas, proporcionando maior realismo. No caso do DLSS, ele é suportado no RTX, e FSR no RX e no próprio RTX 3050, mas o mesmo não é suficiente para a maioria dos usuários, então o ganho de FPS não será muito grande devido a esse redimensionamento.

Dito isso, podem parecer opções acessíveis, muito interessantes para quem não busca algo de alto padrão, mas é muito provável que você se arrependa da compra no futuro. E, no final, você terá investido mais, o desses gráficos e o do novo substituto…

Qual gráfico eu escolho?

Se você quer um computador com configuração para jogos, Melhor optar por outras placas gráficas com um pouco mais de desempenho e memória VRAMpois com estes você pode ter problemas de desempenho e limitações em termos de resolução máxima e configurações gráficas sem que o jogo deixe de ser fluido.

Qualquer dúvida ou sugestão, comente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima