Placas-mãe com conectores traseiros: prós, contras e modelos disponíveis

Atualmente, algumas marcas começaram a lançar modelos de placas-mãe com conectores traseiros. Em um setor onde há muito tempo não eram tão frequentes grandes mudanças, essas placas-mãe têm gerado certa confusão entre os usuários, além de não agradarem a todos. Mas o que esses tipos de placas-mãe nos oferecem? Eles são realmente melhores que os convencionais? Agora veremos…

O que são placas-mãe com conectores traseiros?

No mundo da tecnologia, a estética desempenha um papel cada vez mais importante. Cada vez mais pessoas montam equipamentos com painel lateral transparente, para que o interior possa ser visto, e por isso, os fabricantes tentam satisfazer essas necessidades, melhorando a aparência de suas placas-mãe, com escudos frontais que praticamente cobrem tudo, e projetam cada vez mais minimalista e atraente.

É por isso que os fabricantes mais importantes de placas-mãe começaram a lançar o que é conhecido como placas-mãe com conectores traseiros. Ao contrário das placas-mãe tradicionais, onde os conectores de alimentação e outros como SATA, ou os do painel frontal, ficam localizados na parte frontal, as placas com conectores traseiros os colocam na parte traseira. Isso significa que os cabos de alimentação e de dados ficam escondidos atrás da placa, criando uma aparência mais limpa e minimalista.

Você também pode estar interessado em conhecer as melhores placas-mãe do mercado

Vantagens e desvantagens

Placas-mãe com conectores traseiros possuem alguns vantagens significativas que você deve saber, como:

  • Estético: A principal vantagem é a melhoria na estética, criando um visual minimalista, muito mais limpo e despojado, para que tudo possa ser visto melhor sem cabos feios na área frontal.
  • Gerenciamento e resfriamento de cabos– Facilita o gerenciamento dos cabos, permitindo melhor acesso, o que também pode ajudar a melhorar o fluxo de ar, melhorando a refrigeração.
  • Limpeza: Por ter menos cabos visíveis, a limpeza do seu PC fica mais fácil.

Existem desvantagens? Claro, nem todas essas placas-mãe são vantagens. Entre as principais desvantagens ter:

  • Compatibilidade– Placas-mãe com conectores traseiros necessitam de chassis específicos projetados para este tipo de configuração. Isto pode limitar a variedade de opções disponíveis para o usuário. E, se você já tem uma torre e deseja montar uma dessas placas-mãe, saiba que ela não vai funcionar para você, você também terá que trocá-la por uma das novas. Mas se for novo, dê uma olhada, porque parte já é.
  • Preço: Em geral, placas-mãe com conectores traseiros tendem a ser mais caras, pois são especialmente projetadas para entusiastas.
  • Acessibilidade: Depois de montado o PC, o acesso a alguns conectores pode ser mais difícil, pois eles estão localizados na parte traseira da placa.

Você deve pesar esses prós e contras para determinar se vale a pena atualizar para uma dessas placas-mãe. E lembre-se também que a nível técnico, a nível de desempenho, não apresentam qualquer vantagem…

Além do mais, o surgimento de placas-mãe com conectores traseiros coincide com o aumento da demanda por componentes com design atraente. Isso levou alguns a questionar se isso tendência é uma estratégia de negociação mais do que uma verdadeira inovação tecnológica, apesar de algumas vantagens muito específicas.

Placas-mãe com conectores traseiros: futuro?

É difícil prever o futuro das placas-mãe. Porém, é provável que a crescente procura por componentes com este tipo de estética acabe por ser o padrão.

Fabricantes como Asus com sua tecnologia BTF ou MSI com os modelos Project Zero, são as versões que recomendamos. Esperemos que tanto a Gigabyte quanto a ASRock lancem suas versões. Não recomendamos que você escolha outros fabricantes.

Além disso, à medida que as placas-mãe se tornam cada vez mais complexas em seu layout ou circuitos, é possível que mover algumas conexões ou peças para a camada traseira possa ser uma solução. O tempo dirá… Comente suas dúvidas ou sugestões, elas serão respondidas o mais breve possível…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima