WhatsApp: os 10 erros mais comuns e como resolvê-los

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados ​​no mundo por milhões de pessoas. Milhões de mensagens são enviadas e recebidas a cada minuto graças a este app que se popularizou pelo seu design intuitivo e fácil de usar, além de todas as possibilidades que pode nos oferecer.

O problema é que certos erros são cometidos ao usar este aplicativo que podem comprometer a nossa privacidade, estragar a experiência e até prejudicar as nossas relações pessoais.

Daí é importante conhecer os principais errospara tentar evitar que aconteçam e ter uma estadia mais agradável no WhatsApp.

Não protegendo a privacidade da sua conta do WhatsApp

Se desejar, você pode configurar o WhatsApp com uma série de ferramentas que ajudarão você a proteger sua privacidade. O normal é que ninguém preste atenção nessa parte do app e acabe expondo informações pessoais como fotos de perfil, última conexão ou status para pessoas que não são conhecidas. Além disso, qualquer usuário que possua o seu número poderá acessar todos esses dados.

A melhor maneira de resolver isso é ir para Configurações > Privacidade e personalize quem pode ver sua última conexão, foto de perfil, informações e status. É melhor restringi-lo a Pelo menos meus contatos.

WhatsApp

Não ter a verificação em duas etapas ativada

A verificação em duas etapas é um recurso que adicione segurança extra à sua conta. Infelizmente, muitos usuários do WhatsApp não estão cientes desse recurso interessante. Ao não ativá-lo, você deixa a conta mais vulnerável a tentativas de acesso.

Por exemplo, se alguém roubar seu SIM e tentar cadastrar seu número em outro telefone, poderá fazer isso com muita facilidade se você não tiver esse acréscimo.

Para ativar esta medida de segurança, vá para Configurações > Conta > Verificação em duas etapas e defina um PIN que só você conhece.

WhatsApp

Desabilitar o desbloqueio biométrico

Outra das medidas de segurança mais importantes para evitar que seu WhatsApp seja acessado de forma fraudulenta para ver suas conversas é usar dados biométricos (FaceID no iPhone ou sensor de impressão digital) para desbloquear o aplicativo.

Dessa forma, você só poderá entrar no seu aplicativo WhatsApp se desbloquear com a impressão digital ou usar o rosto com FaceID em dispositivos Apple.

Para habilitá-lo, vá para o Configurações > Privacidade > Bloqueio de aplicativo e escolha a opção que você pode usar, FaceID ou sensor de impressão digital.

WhatsApp

Compartilhe informações confidenciais no WhatsApp

Embora existam pessoas que usam o WhatsApp para enviar senhas, documentos pessoais e até informações bancárias não é muito aconselhávelpara que essas mensagens não cheguem às pessoas erradas.

É melhor evitar enviar qualquer tipo de mensagem por mensagem. informações que são confidenciaisporque é muito conveniente prevenir qualquer tipo de incidente neste sentido.

Baixe qualquer arquivo

Principalmente se você estiver em grupos de WhatsApp, é normal que outras pessoas compartilhem arquivos ou links. Se você não tem certeza se eles são ou não pessoas totalmente confiáveis, é melhor que não baixe nenhum tipo de arquivo nem insira nenhum link, pois isso pode comprometer seu dispositivo.

Deve-se levar em consideração que o que está sendo compartilhado pode conter malware ou vírus, afetando o seu smartphone de forma totalmente negativa.

Não limpe bate-papos e arquivos

Quando você usa o WhatsApp no ​​mesmo celular há muito tempo, você pode acumular uma enorme quantidade de mensagens, fotos, vídeos e documentoso que faz com que o armazenamento sofra consideravelmente. Lembre-se de que se você tiver um smartphone com pouca capacidade, ele poderá ficar mais lento e fazer com que alguns aplicativos não funcionem corretamente.

Você pode consertar isso indo para Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciamento de armazenamento. Aqui você pode excluir arquivos grandes e bate-papos que não precisa no seu celular.

WhatsApp

Use versões não oficiais do WhatsApp

Você pode ter ficado tentado pela possibilidade de baixar alguma versão modificada do WhatsApp ter funções que o original não possui.

Não é muito conveniente, pois você arrisca isso do Meta (dono do WhatsApp) eles bloqueiam sua conta ou porque você instalou um aplicativo que causar problemas no celular. É melhor que seja sempre a versão original.

Nem sempre atualize o aplicativo

O WhatsApp é um aplicativo com um nível de atualização bastante rápido e sempre que chega uma nova versão pode ser para fornecer alguma novidade, para corrigir um erro no aplicativo e até para cuidar de um erro de segurança. Ao usar uma versão que não está atualizada, você pode você tem vulnerabilidades ou menos funções.

Entre na loja de aplicativos do seu smartphone, seja App Store no iPhone, Google Play Store no Android ou AppGallery no celular Huawei, para então instalar a versão mais atual do WhatsApp.

WhatsApp

Não verifique o destinatário

Pode ser que envie uma mensagem para alguém que você não queria. Talvez seja apenas uma anedota, mas também pode ser um mal-entendido, que gera uma situação constrangedora ou diretamente perigosa para compartilhar algo pessoal.

Isso está resolvido sempre verificando o destinatário do que está sendo enviado. É melhor verificá-lo pelo menos duas vezes antes de enviá-lo, especialmente se for a primeira vez que escrevemos para essa pessoa ou se for uma informação sensível.

Não use mensagens temporárias

O mensagens temporárias São uma excelente opção para garantir que a foto ou vídeo que enviamos visto apenas uma vez e também não sobrou nenhuma cópia no dispositivo da outra pessoa.

O melhor é que ao enviar uma foto ou vídeo para outra pessoa, pressione um botão com um número 1 que está localizado à direita de onde você pode colocar um comentário quando já tiver selecionado a foto e a pessoa para quem deseja enviá-la.

WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa quando usada corretamente, mas cometer erros como os que acabamos de ver pode comprometer sua segurança, privacidade e experiência geral. Então é melhor não cometê-los, agora que você os conhece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima